Piracaia na Leitura

Selecionamos projetos que tenham uma relevância social para receberem a doação de 5% do valor de nossas vendas, acreditamos que além de pensar em consumir de maneira consciente e sustentável, também devemos colaborar com aqueles que lutam para promover mudanças sociais, um desses projetos é o Piracaia na Leitura, que apresentaremos abaixo:

Piracaia na Leitura é uma iniciativa de moradores de Piracaia-SP, que desde 2014, tem como objetivo contribuir para o direito de todos ao livro e à leitura.

Há seis anos, o Projeto mantém 12 minibibliotecas vivas em pontos de ônibus na zona central e rural de Piracaia, com livre acesso a livros e revistas, que são cuidadosamente selecionados e renovados semanalmente.

O Projeto também promove Manhã de Histórias com Piquenique Comunitário, no parque público da cidade, todo último domingo do mês, em parceria com o Movimento SlowFood. Esse evento mensal, iniciado em 2016, já se tornou parte da programação cultural da cidade e conta com troca de livros, mediação de leitura, contação de histórias, apresentações culturais, jogos, brincadeiras tradicionais e muita convivência saudável.

O Piracaia na Leitura já realizou três festivais literários (2016, 2017 e 2018), incentivando e promovendo autores locais.

Em 2017, o Projeto realizou a formação de 30 adolescentes e jovens de Piracaia como agentes culturais mediadores de leitura.

O Projeto é mantido por meio de editais públicos e trabalho voluntário. A Prefeitura Municipal apoia autorizando a instalação das minibibliotecas nos pontos de ônibus, o uso do parque para as Manhãs de Histórias com Piquenique Comunitário e com o empréstimos de uma sala, onde recebemos e selecionarmos as doações de livros que irão compor o acervo das minibibliotecas.

Pela originalidade e qualidade de suas ações, o Projeto Piracaia na Leitura já se tornou notícia em diferentes meios de comunicação impressa e digital e recebeu 4 importantes prêmios na área de formação de leitores:

TODOS POR UM BRASIL DE LEITORES (MINC/2015)

IBERBIBLIOTECAS 2016 (CERLALC/UNESCO/2017)

TODOS POR UM BRASIL DE LEITORES (CBL/2018)

E “MENÇAO HONROSA” NO CONCURSO “MELHORES PROGRAMAS DE INCENTIVO À LEITURA NO BRASIL” (FNLIJ/2019)

Vejam alguns artigos que falam do projeto:

Iniciativa premiada estimula a leitura em Piracaia (SP)

Piracaia na Leitura espalha minibibliotecas no interior de São Paulo

Minibibliotecas estimulam a leitura em pontos de ônibus em Piracaia, SP

Se quiser doar diretamente para o projeto entre em contato com eles https://www.facebook.com/piracaianaleitura/